terça-feira, 18 de outubro de 2011

INÍCIO DO PRÓ LETRAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE GUAREÍ INICÍARAM NESTE DIA DO PROFESSOR 15 DE OUTUBRO DE 2011 MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
O CURSO DO PRÓ LETRAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM ESTA  ACONTECENDO EM MUITOS MUNICIPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O REVEZAMENTO DE TURMA. E EM GUAREÍ JÁ CAPACITAMOS NO ANO DE 2009 UMA TURMA DE 29 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL E AGORA NO REVEZAMENTO ll ESTÃO PARTICIPANDO 34 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E SENDO O CURSO ORIENTADADO PELA PROFESSORA E TUTORA DO PRÓ LETRAMENTO DE LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO DJINANE RUIVO MARTINS.
O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do ensino fundamental.
 O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
Assim o município de Guareí vem capacitando os seus professores para a melhoria e qualidade de ensino e aprendizado.
Os objetivos do Pró-Letramento são:
•    oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática;
•    propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
•    desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e de seus processos de ensino e aprendizagem;
•    contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
      Portanto a magia de ser professor está na grande capacidade de aprender para ensinar e assim faço das minhas palavras como professora e orientadora desse curso as das minhas colegas professoras que a luta pela educação é contínua e parabenizo o esforço dessas professoras pelo Dia em Especial e por disponibilizar de seu tempo nos sábados que são os dias em que realizamos o curso, que terá duração até o mês de março de 2012 e em busca sempre de novos caminhos para a sabedoria acontecer. Pois o aprendizado sobre tudo é um mapa do coração do homem, um mapa do que ele é e de tudo o ele pode ser... E acreditar que todos nós temos algo de bom para oferecer e de alguma forma podemos e devemos atuar nesse cenário degradante da sociedade em que vivemos. E, especialmente, contribuir com a transformação da realidade, principalmente na Educação. VALE A PENA!!!       
                                      Orientadora do curso Pró Letramento Professora Djinane Ruivo Martins.






Nenhum comentário:

Postar um comentário