segunda-feira, 19 de novembro de 2012

15 de Novembro - Comemoração de um golpe militar

No Dia 15 de novembro, os professores da rede municipal e autoridades comemoraram uma quartelada, um golpe militar que destronou e mandou para o exílio D. Pedro II, o imperador constitucional do Brasil e, para muitos, o maior de todos os brasileiros.
O curioso é que a proclamação se deu sem querer. Ninguém falava em proclamar a República, tratava-se apenas de trocar o Ministério. Deodoro, que era amigo do Imperador, acreditava que iriam até o Ministério da Guerra apenas para depor Ouro Preto, tanto que, na frente da tropa formada diante do Quartel General ainda gritou um "Viva Sua Majestade, o Imperador!” E, ao escutar um soldado gritar "Viva a República", respondeu: "Cale a boca, rapaz!". Deodoro pretendia esperar a volta do imperador ao Rio de Janeiro, para discutir com ele a situação.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.














Nenhum comentário:

Postar um comentário